segunda-feira, 7 de julho de 2008

Oficina de Cine. Vídeo.Teatro. Poesia

Objetivo:
possibilitar aos alunos o desenvolvimento de práticas para atuações como atores ou atrizes e posteriormente desenvolver atividades como vídeo.maker, para produção de vídeos, clips ou documentários.

Público Alvo: interessados em geral.
Duração: mínima de 60 horas

Obs.: o último tópico do Plano de Ação pode estar voltado a focar o Patrimônio Histórico Cultural da Região onde a Oficina é Executada, bem como questões que afetem as suas condições ambientais e sócio culturais.

1. Descrição

Tendo com ponto de partida a poesia(Mãe das Arte Manhas), como disse o poeta tropicalista Torquato Neto, e com o olhar atento para a globalidade do universo terrestre que habitamos, onde a tecnologia cada vez mais nos oferece possibilidades infinitas para brincarmos com a palavra poética e transformá-la em som , em imagem, em corpo gráfico ou plástico, tendo assim uma obra de arte inserida no mundo moderno que vivemos,

Toda Arte para quem produz, é um exercício de Experimentação, experimentar o experimental: como bem disse o poeta baiano Waly Salomão.
Hoje filmes produzidos com câmeras fotográficas digitais invadem o universo on-line do Planeta se transformando em uma potente ferramenta, sendo ao mesmo tempo um objeto de Arte mas também um importante veículo de informação, denúncia, crítica e alerta constante para a situação de flagelo em que se encontra o planeta Terra,.

Sendo a Internet um veículo de alcance incalculável a veiculação de vídeos/arte por esta via vem se tornando uma excelente vitrine para quem ainda não conseguiu o seu espaço no Mercado de Trabalho convencional, ou até mesmo para aqueles que querem experimentar a possibilidade de produzir com o seu trabalho uma linguagem que só estas ferramentas possibilitam.

O objetivo de uma Oficina de Vídeo.Teatro é além de produzir fomentar a produção de vídeos tendo como foco o exercício cênico em si, poder também oferecer a seus integrantes as informações básicas de como lidar com uma câmera digital e extrair dela todas as possibilidades áudio/visuais que ela nos ofereça, contribuindo de forma definitiva para a inclusão desses alunos nesse novo Mercado de Trabalho que se abre sem limites ou fronteiras.

Hoje vivemos o Tempo da reciclagem, e a Arte no Brasil e no Mundo vem se reciclando desde os anos 60 do século passado. Aqui o Tropicalismo na música, nas Artes Plásticas ou no Cinema é um bom exemplo da collagem que podemos fazer com a palavra/escrita/sonora/imagética. Oswald de Andrade com a sua poesia fragmentada, os seus Retalhos, já fazia cinema com poesia. A música tropicalista de Caetano e Gil e a poesia também Tropicalista de Torquato Neto, já profetizavam esse tempo multimidiático do agora.

O objetivo da Oficina de Vídeo.Arte possibilitar a qualquer possível aluno, o aproveitamento dessa ferramenta disponível, chamada câmera fotográfica digital, bem como orientá-lo na utilização positiva desse potente veículo de comunicação universal chamado Internet, possibilitando a sua inclusão no mundo moderno, oferecendo-lhe condições para a sua inclusão nos movimentos sócio-culturais ampliando os seus conhecimentos e a sua própria educação cidadania e civilidade.


2. Plano de ação

Público Alvo:
Jovens e Adultos interessados em Arte de uma forma geral
Turmas: com um máximo de 10 alunos

Primeiros Passos:
Oferecer noções gerais aos integrantes da Oficina sobre Arte. Poesia. Teatro. Artes Plásticas. Artes Visuais
Mostrar ao aluno como podemos manejar uma câmera fotográfica digital, para extrairmos dela imagem e som, para o seu exercício experimental de vídeomaker
Mostrar ao aluno noções de faça, postura, concentração e sensibilização para o seu exercício experimental de ator oferecendo-lhe princípios fundamentais do teatro, possibilitando-lhe o aprendizado para como se portar diante de uma câmera
Exercícios para criação de roteiros
Aguçar no aluno as suas curiosidades no sentido de pesquisar ou criar ambientes para locações.
Orientar o aluno para a execução do que foi proposto no roteiro, edição corte, finalização postagem do vídeo nos espaços disponíveis na Internet.
Produzir documentários sobre a cidade e a Região afim, focando além do Patrimônio Histórico Cultural, as condições Sócio Ambientais e as manifestações relacionadas a Arte e a Cultura contribuindo dessa forma para a preservação da Memória da Região onde a Oficina estiver sendo executada.


IndGesta

uma caneta pelo amor de Deus
uma máquina de escrever
uma câmera por favor
um computador nem que seja
pós-moderno
vamos fazer um filme
vamos criar um filho
deixa eu amar a lídia
que a mediocridade
desta idade mídia
não coca cola mais
nem aqui nem no inferno

Tecidos sobre a peleTerra,
antes que alguém morra
escrevo prevendo a morte
arriscando a vida
antes que seja tarde
e que a língua
da minha boca
não cubra mais tua ferida

entre/aberto
em teus ofícios
é que meu peito de poeta
sangra ao corte das navalhas
e minha veia mais aberta
é mais um rio que se espalha

amada de muitos sonhos
e pouco sexo
deposito a minha boca no teu cio
e uma semente fértil
nos teus seios como um rio
o que me dói é ter-te
devorada por estranhos olhos
e deter impulsos por fidelidade

ó terra incestuosade prazer e gestosnão me prendo ao laçodos teus comandantessó me enterro à fundonos teus vagabundoscom um prazer de ferae um punhal de amante

minha terra
é de senzalas tantas
enterra em ti
milhões de outras esperanças
soterra em teus grilhões
a voz que tenta – avança
plantada em ti
como canavial que a foice corta
mas cravado em ti
me ponho a luta
mesmo sabendo - o vão
estreito em cada portausina
mói a canao caldo e o bagaçousina
mói o braçoa carne o ossousina
mói o sanguea fruta e o caroçotritura suga torcedos pés até o pescoço
e do alto da casa grandeos donos do engenho controlam: o saldo e o lucro



Goitacá Boyando por são paulo meio araraquara a pele índia do meu corpo
concha de sol da minha veiaem sua carne clarajuntei meu goitacá seu guaranitupy or not tupynão foi a língua que ouvi na sua boca caiçara
para falar para lamber para lembrarde sua língua
arco íris litoral como colar de uiaraé que eu choro como a chuva curuminhamineral da mais profunda lágrima que mãe chorara
para roçar para cumer para tocarna sua pele urucun de carne ossominha língua tarasonha lamber do seu almoçoe ainda como um doido curuminhaa lamber o chão da Guanabara



Alguma Poesia

não.
não bastaria a poesia de algum bonde
que despenca lua nos meus cílios
num trapézio de pingentes onde a lapa
carregada de pivetes nos teus arcos
ferindo a fria noite como um tapa
vai fazendo amor por entre os trilhos

não bastaria a poesia cristalina
se rasgando o corpo estão muitas meninas
tentando a sorte em cada porta de metrô
e nós poetas desvendando palavrinhas
vamos dançando uma vertigem
no tal circo voador

não bastaria todo riso pelas praças
nem o amor que os pombos tecem pelos milhos
com os pardais despedaçando nas vidraças
e as mulheres cuidando dos seus filhos

não.
não bastaria delirar copacabana
e esta coisa de sal que não me engana
a lua na carne navalhando um charme gay
e um cheiro de fêmea no ar devorador
num corpo de anjo que não foi meu deus quem fez
esse gosto de coisa do inferno
como provar do amor no posto seis
numa mistura de feitiço e fantasia
entre as pedras e o mar do arpoador
em altas ondas de mistérios que são vossos

não.
não bastaria toda poesia que eu trago
em minha alma um tanto porca
este postal com uma imagem meio lorca
um bondinho aterrisando lá na urca
e esta cidade deitando água em meus destroços
pois se o cristo redentor deixasse a pedra
na certa nunca mais rezaria padre nossos
e na certa só faria poesia com os meus ossos

Artur Gomes
poeta.ator.vídeomaker.produtor cultural

autor dos livros:

Um Instante no meu Cérebro – 1973
Mutações em Pré-Juízo – 1975
Além da Mesa Posta – 1977
Jesus Cristo Cortador de Cana - 1979
Boi-Pintadinho – 1980
Suor & Cio – 1985
Couro Cru & Carne Viva – 1987
20 Poemas Com Gosto de Jardinópolis
& Uma Canção Com Sabor de Campos – 1990
ConkrEtude Versus ConkrEreção – 1994
BraziLírica Pereira: A Traição das Metáforas – 2000
Inéditos: SagaraNAgens Fulinaímicas e Juras Secretas

em Teatro:

Judas O Resto da Cruz – 1975
25 Anos de Sonho & Sangue – 1976
Jesus Cristo Cortador de Cana – 1979
Boi-Pintadinho – 1981
Ciranda do Boi Cósmico – 1986
Ensaio 27 – sobre a poesia de Carlos Drummond – 1987
A Cor da Pele – sobre a poesia de Adão Ventura – 1988
Paulicea Desvairada – 1993 – sobre poemas de Mário de Andrade
ReVirando a Tropicália - 1993
Natal Brazílis – 1994
Retalhos Imortais do Serafim – 1995 – a partir da obra de Oswald de Andrade
Brecht X Suassuna – 1998
Mendigos Jantam Brecht – 1998
Retalhos Importais do SerAfim – 2000
Fulinaíma Sax Blues Poesia - 2002
Marginalia Poética Musical - 2008

Projetos:

Mostra Visual de Poesia Brasileira – 1983
Encontro Nacional de Poesia em Voz Alta – 1989
Mostra Visual de Poesia Brasileira Mário de Andrade 100 Anos – 1993
Retalhos Imortais do SerAfim – 1995
Magma Um Planeta Onde O Poema Dança – 1996
sobre a poesia de Guimarães Rosa
FestCampos de Poesia Falada – 1999


É um dos 77 poetas brasileiros presentes na Antologia de Poesia Erótica Carne Viva, organizada por Olga Savary, lançada no Rio de Janeiro em 1985.
Tem percorrido o país com os mais diversos recitais e performances de poesia desde os anos 80. Autor dos projetos Mostra Visual de Poesia Brasileira e Retalhos Imortais do Serafim – Oswald de Andrade Nada Sabia de Mim - ambos realizados pelo Sesc-SP em 1993 e 1995 respectivamente.

Em 2002 produziu e lançou com os parceiros Naiman, Luiz Ribeiro e Reubes Pess, o CD Fulinaíma Sax Blues Poesia.
Atualmente vem produzindo o DVD Fulinaíma outras vozes outras falas, que além de contar com os parceiros já citados, tem ainda as participações de Renato Gama , Rodrigo Bittencourt, e do seu filho Filipe Buchaul Gomes(Fil Buc).
Em 2004 se apresentou no projeto Te Vejo na Laura, na Casa de Cultura Laura Alvim, Ipanema/Rio de Janeiro.

Em 2005 foi uma das atrações com a sua Fulinaíma Band, do projeto Outros Bárbaros, coordenado pelo poeta e jornalista Ademir Assunção, no Itaú Cultural em São Paulo.

Em 2006 foi uma das atração do projeto Terças Poéticas, no Palácio das Artes em Belo Horizonte, evento coordenado pelo poeta Wilmar Silva além de percorrer o circuito dos saraus de poesia em Brasília/DF

Em 2007 foi atração no projeto Santa Poesia na Semana Cultural de Santa Teresa – Rio de Janeiro, e no Santa Teresa de Portas Abertas, atuou também nos Projetos Aldeia Afro Tupy, ao lado do poeta e músico Marko Andrade, e Aumenta Que Isso Aí é Rock And Roll subindo ao palco com a banda Avyadores do Brazyl e com a Reubes Pess Band ambos no Sesc Campos.

Atualmente integra o elenco do espetáculo musical Recitando Samba ao lado do músico e compositor/cantor Marko Andrade e da cantora Namay, que vem circulando pelos mais variados espaços culturais do,Rio de Janeiro. No dia 3/8 será apresentado no Sesc Teresópolis, dentro da programação do Festival de Inverno do Séc Rio de Janeiro
De 1986 a 2002 Dirigiu a Oficina de Artes Cênicas do CefetCampos
De 1999 a 2004 foi Diretor de Projetos Especiais da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, onde criou e coordenou o FestCampos de Poesia Falada.
Desde 1996 é um dos coordenadores do Congresso Brasileiro de Poesia, evento que acontece na cidade de Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul
Há 1 ano vem produzindo vídeos com câmeras fotográficas digitais com uma dezena de filmes já disponíveis em sites na Internet.
Membro da Equipe de Produção da Mostra Internacional de Vídeo Poesia, da cidade de Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul.
Realizou intervenções Poéticas ao lado das cantoras Ithamara Koorax e Vânia Bastos no Projeto Todas as Bossas, junho de 2008 no Sesc Campos
Realizou Intervenções Poéticas ao lado da Banda Avyadores do Brazyl, Sesc Campos, junho de 2008
É uma das atrações do Belo Poético IV Edição, evento que será realizado em Belo Horizonte-MG de 10 a 13 de julho de 2008
Se apresenta ao lado da cantora Lene Moraes, no espetáculo Poético Musical – Cartola e As Raízes do Samba – Dia 18 de julho na Praça de São Salvador – Campos dos Goytacazes
Realiza Mostra de Vídeos sobre esportes radicais, no Sesc Campos de 22 a 25 de julho de 2008, no Projeto Cultura Urbana
Se apresenta com Marko Andrade e Namay Mendes, no Sesc Teresópolis dia 3/8 com o projeto Recitando Samba, dentro da Programação do Festival de Inverno do Sesc Rio de Janeiro

Artur Gomes
Contatos:
(22)8126-6112
(22)2736-2201
e-mail
fulinaima@gmail.com

http://youtube.com/fulinaima
http://youtube.com/carnavalha
http://youtube.com/cinemanovo
http://youtube.com/oficinavideo
http://videolog.uol.com.br/arturgomes


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